terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Steampunk: o Anacronismo Fantástico

      Em meados do século XIX inicia-se uma segunda revolução industrial, disseminando a tecnologia elétrica que moldaria o mundo contemporâneo. Mas e se o domínio sobre a eletricidade não tivesse acontecido e no lugar disso o grande “boom” tecnológico tivesse ocorrido naquela mesma época, alicerçado em máquinas a vapor? Esse é o tema central do universo steampunk.

    Zepelins, monóculos, cartolas, corpetes e muitas engrenagens são elementos comuns a este movimento que nasceu na literatura, um subgênero de ficção científica, que por ser tão extasiante ganhou seu espaço nos meios de comunicação social. No cinema o estilo pode ser notado em produções como James West, De Volta Para o Futuro III (com os badulaques do Dr. Emmet Brown) e Van Helsing. O ambiente anacrônico invade também animes, como Fullmetal Alchemist e Steamboy. Nem mesmo o mundo dos quadrinhos foi esquecido do tema, A Liga Extraordinária, do insuperável Alan Moore, é a prova disso.




       No ramo da música, o estilo não parece seguir uma padronização, o que é bom, pois há uma enorme liberdade no processo criativo. Abaixo você pode conferir um clipe da banda Abney Park, que honra o estilo:


          A banda usa uma grande diversidade de instrumentos, extraindo destes um som exótico interessante.

       Para outros, o gênero acaba se tornando um hobby artesanal, na tentativa de substituir a energia elétrica por um motor a vapor, ou mesmo apenas na estilização. O vídeo a seguir mostra um toca-discos a vapor, dispensa energia elétrica, veja só:


        Apesar do som não fluir tão limpo, duvido que o primeiro protótipo de toca discos elétrico tenha saído muito melhor que isso. Fique com mais algumas imagens de objetos estilizados de acordo com a cultura steam:





































      E para encerrar, uma imagem que apresenta como um típico steampunk pode se vestir:







Um comentário: